Ele é antigo e, ao mesmo tempo, atual. É o mais popular e democrático em todos os estilos e pode ser usado praticamente com tudo. Do que estamos falando? É claro que do queridinho de todo mundo: o jeans! Para entender um pouco mais como esse tecido virou um fenômeno mundial e passou a ser parte essencial do nosso guarda-roupa, vamos conhecer um pouquinho da sua origem e história.
Tudo começou no século 16, no sul da França, precisamente em uma pequena cidade chamada Nimes. Lá, era produzido um tecido de algodão sarjado altamente resistente, que, mais tarde, daria origem ao jeans que conhecemos hoje. Com o seu uso difundido na produção de roupas para os trabalhadores do campo, esse tecido "de Nimes" passou a ser chamado de forma abreviada como “denim”.
O denim também se consolidou como a principal matéria-prima utilizada na fabricação das calças dos marinheiros que trabalhavam na região portuária de Gênova, na Itália, que, por sua vez, referiam-se às suas calças como “genes”. Essa palavra, no sotaque italiano genovês, tem uma sonoridade bastante similar à que utilizamos hoje para falar “jeans”, tornando o nome popular e diretamente associado às calças produzidas com o tecido de Nimes.
Embora a trajetória do jeans tenha se iniciado na Europa, seu sucesso definitivo e sua difusão mundial aconteceram no século 17, a partir do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Na cidade de Maryland, em meio à "corrida do ouro", um jovem chamado Levi Strauss, passou a produzir calças para os mineradores da época com o denim trazido da Europa, para que tivessem roupas mais resistentes para trabalhar. Ele criou os primeiros modelos de calça jeans, que tinham como principal característica a alta durabilidade. Levi Strauss se tornou ninguém menos do que o criador da Levi's!
Com o passar dos anos, o jeans se tornou bastante popular, principalmente entre a classe trabalhadora norte-americana. Surgiram, então, os primeiros modelos que originaram as calças que conhecemos hoje. Primeiramente, vieram os botões de metal, em seguida, as tachinhas de cobre nos bolsos dianteiros para que as peças se tornassem mais resistentes e, por último, os bolsos traseiros como suportes para colocar objetos
Levi Strauss foi o responsável pela popularização do jeans na cor azul, o que chamamos de blue jeans. Para isso, ele passou a tingir as calças, que tinham coloração esverdeada, com o extrato de indigofora, um gênero de planta que produz um corante na cor azul.
Apesar de, naquela época, o jeans já estar bastante difundido entre os trabalhadores, seu uso só se popularizou de forma global após constantes aparições nos filmes de Hollywood com seus cowboys e na mídia com os artistas da música e do cinema. O movimento hippie, nos anos 1970, também foi um grande impulsionador, já que os trajes do período eram, em sua maioria, produzidos em jeans.
A partir de então, o jeans começou a ganhar novas modelagens e foi sendo incorporado a outras composições de tecidos, tornando-se o mais versátil, democrático e popular produto de moda que atende a todos os estilos e ocasiões até os dias de hoje. Por tudo isso, nós adoramos tanto o jeans!