Pull-ga Jeans
25 de maio de 2018
Do Denim ao Jeans: por dentro da história
Ele é antigo e, ao mesmo tempo, atual. É o mais popular e democrático em todos os estilos e pode ser usado praticamente com tudo. Do que estamos falando? É claro que do queridinho de todo mundo: o jeans! Para entender um pouco mais como esse tecido virou um fenômeno mundial e passou a ser parte essencial do nosso guarda-roupa, vamos conhecer um pouquinho da sua origem e história. 

Tudo começou no século 16, no sul da França, precisamente em uma pequena cidade chamada Nimes. Lá, era produzido um tecido de algodão sarjado altamente resistente, que, mais tarde, daria origem ao jeans que conhecemos hoje. Com o seu uso difundido na produção de roupas para os trabalhadores do campo, esse tecido "de Nimes" passou a ser chamado de forma abreviada como “denim”.
O denim também se consolidou como a principal matéria-prima utilizada na fabricação das calças dos marinheiros que trabalhavam na região portuária de Gênova, na Itália, que, por sua vez, referiam-se às suas calças como “genes”. Essa palavra, no sotaque italiano genovês, tem uma sonoridade bastante similar à que utilizamos hoje para falar “jeans”, tornando o nome popular e diretamente associado às calças produzidas com o tecido de Nimes.

Embora a trajetória do jeans tenha se iniciado na Europa, seu sucesso definitivo e sua difusão mundial aconteceram no século 17, a partir do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Na cidade de Maryland, em meio à "corrida do ouro", um jovem chamado Levi Strauss, passou a produzir calças para os mineradores da época com o denim trazido da Europa, para que tivessem roupas mais resistentes para trabalhar. Ele criou os primeiros modelos de calça jeans, que tinham como principal característica a alta durabilidade. Levi Strauss se tornou ninguém menos do que o criador da Levi's!

Com o passar dos anos, o jeans se tornou bastante popular, principalmente entre a classe trabalhadora norte-americana. Surgiram, então, os primeiros modelos que originaram as calças que conhecemos hoje. Primeiramente, vieram os botões de metal, em seguida, as tachinhas de cobre nos bolsos dianteiros para que as peças se tornassem mais resistentes e, por último, os bolsos traseiros como suportes para colocar objetos
Levi Strauss foi o responsável pela popularização do jeans na cor azul, o que chamamos de blue jeans. Para isso, ele passou a tingir as calças, que tinham coloração esverdeada, com o extrato de indigofora, um gênero de planta que produz um corante na cor azul.
 
Apesar de, naquela época, o jeans já estar bastante difundido entre os trabalhadores, seu uso só se popularizou de forma global após constantes aparições nos filmes de Hollywood com seus cowboys e na mídia com os artistas da música e do cinema. O movimento hippie, nos anos 1970, também foi um grande impulsionador, já que os trajes do período eram, em sua maioria, produzidos em jeans.

A partir de então, o jeans começou a ganhar novas modelagens e foi sendo incorporado a outras composições de tecidos, tornando-se o mais versátil, democrático e popular produto de moda que atende a todos os estilos e ocasiões até os dias de hoje. Por tudo isso, nós adoramos tanto o jeans!
Categorias:
Gostou? Compartilhe com seus amigos:
blog da pull-ga
Criada há 25 anos, a Pull-ga é uma grife especializada em traduzir tendências para o dia a dia das crianças e adolescentes, principalmente quando o assunto é jeanswear.
30 de novembro de 2018
Vestidos Jeans: charme e conforto para muitos estilos!
As meninas, definitivamente, amam os vestidos! Quando se fala em jeanswear, eles têm uma pegada de atitude única, além de proporcionarem conforto e praticidade.
Ler mais
01 de novembro de 2018
Looks para brincar e se divertir com conforto
A hora da diversão é, sem dúvida, o momento predileto da garotada. E, para essa diversão ficar ainda mais completa, um look confortável faz toda a diferença!
Ler mais
01 de outubro de 2018
O universo esportivo inspirando a moda jeans
Não é de hoje que o esporte vem influenciando o universo da moda. No segmento jeans, alguns elementos marcam bastante o estilo, confere aqui com a gente!
Ler mais
28 de agosto de 2018
Jeans para usar nos 365 dias do ano, sem sair do estilo!
Peças jeans como shorts, bermudas e calças são bastante atemporais e dialogam com as tendências de diferentes estações do ano. Vem conferir.
Ler mais
30 de julho de 2018
O Street Style vem com tudo no Verão 2018
O streetwear é a grande inspiração para os looks primavera-verão 2018. Vem com a Pull-ga conhecer um pouco mais sobre esse estilo!
Ler mais
SIGA NO INSTAGRAM @PULLGAJEANS
A Pull-ga é uma grife especializada em traduzir tendências para o dia a dia das crianças e adolescentes, principalmente quando o assunto é jeanswear.
ENTRE EM CONTATO

Rua Frederico Amadeu Covolan, 403
Distrito Industrial - Santa Bárbara D'Oeste/SP
CEP 13456-132

contato@pullga.com.br
(19) 3455-6730 | (19) 98353-7648

RECEBA NOVIDADES

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades exclusivas!

Pull-ga Jeans © 2018 - Todos os direitos reservado
Criação:  
Desenvolvimento: